Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Geleiras estão derretendo mais rápido do que o esperado


Cientistas britânicos descobriram que os mantos de gelo - enormes geleiras que datam da última grande glaciação do planeta - da Groenlândia e da Antártida estão encolhendo a um ritmo muito mais rápido do que se imaginava. Segundo o estudo, publicado no jornal científico "Nature", as geleiras estão perdendo 9 metros de profundidade por ano desde 2003.

Os cálculos foram feitos a partir de dados de satélite da Nasa e confirmam o que alguns dos cientistas mais pessimistas já diziam: o derretimento das duas maiores camadas de gelo do mundo está acelerando e se retroalimentando. Em algumas partes da Antártida, as taxas anuais de perda de gelo entre 2003 e 2007 foram 50% maiores do que aquelas registradas entre 1995 e 2003. Na Groenlândia, 81 das 111 geleiras da região estão afinando em ritmo acelerado.

"O principal problema não é o calor do ar, mas a água próxima aos mantos de gelo", disse Hamish Pritchard, da British Antarctic Survey, um dos autores do estudo. "A água não só está mais quente, como também está se misturando ao gelo e causando um maior derretimento".

A pesquisa não responde à dúvida mais importante motivada pelas novas informações: o quanto as projeções de aumento no nível dos mares deve subir com o derretimento dos mantos de gelo.

Conforme os cientistas observam os recuos das geleiras, os mais otimistas acreditavam que o derretimento poderia ser freado, ou um fenômeno temporário. Mas para o professor Richard Alley, da Penn State University, nos Estados Unidos, as novas medidas das calotas polares acabam com essa visão mais otimista.

"O estudo é alarmante", disse Jason Boz, da Ohio State University, também nos EUA. Para ele, os novos dados mostram que "estamos subestimando quão sensíveis os mantos de gelo são às mudanças [climáticas]".

*Com informações da Associated Press

3 comentários:

  1. Tomara que os EUA alague e junto com os EUA A RUSSIA , depois O BRASIL e o mundo inteirro e todo mundo morra afogado !!

    ResponderExcluir
  2. É com esse pessimismo até dá medo, mas tem que ser muito cabeça dura pra ter um pensamento "pequeno" (como a maioria dos brasileiros, sem cultura, educação e informação).

    Nunca que desistirei de fazer algo de bom para o planeta, pois quero o melhor para os meus descendentes.
    Tenho coragem e a força, para que meu planeta (nosso) se torne um lugar cada vez melhor.
    Pelo menos faço e farei a minha parte e se pelo menos a maioria tiver esse pensamento ( o q é raro),os estragos que contribuimos pro aquecimento global, será amenizado.

    Agradeço as pessoas que contribuem para um mundo melhor e que lutam pelo o futuro do planeta.
    E pelas pessoas (jornalistas, os blogueiros,...) que divulgam e discutem os problemas do mundo.
    A internet está ajundando cada vez mais as pessoas se atualizarem, discutirem e a ter consciência do que acontece no mundo em que vive.

    ResponderExcluir
  3. Nosso planeta precisa de ajuda, todos precisam colaborar p/ que não aconteça coisas piores que viram com essas mudanças climáticas.O problema é que o povo só vai se concientizar, quando o problema não tiver mais condições.O que será das nossas gerações?

    ResponderExcluir