![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8HIjZw-0JKRb7O28EiiZw4Pxk-WFXQrNiVN-ptgt0i5bioSMCxmT6fAc0ObsHeL3PbA8PAntxAiERdWFNMnY12VKIJ5ruKFiRFQYN8rJ2VAoV-cuoNlir1dJx7MC2bxJlTSrdp1Siu9U/s320/macho-mao-enchimento_~009405IL.jpg)
Dois grandes inestidores para o Etanol Brasileiro. Um dele é o bilionário inglês Richard Branson, controlador do grupo Virgin, que, entre outros negócios, tem uma companhia aérea e uma gravadora.
Richard enviou homens para conversar com sineiros com quem pretendem negociar uma parceria, que pode ser fechada nos próximos meses.
Branson é um dos principais sócios da Gevo, empresa de biotecnologia criada há quatro anos nos Estados Unidos e que desenvolveu uma tecnologia de produção de isobutanol, também chamado de etanol de segunda geração. Em vez de usar enzimas para catalisar o processo, ela produz o combustível com microorganismos geneticamente modificados. Segundo Lund, o isobutanol é tão eficiente quanto à gasolina, mais fácil de ser distribuído, pois não se mistura à água, não exige mudanças no motor do carro e ainda pode gerar outros subprodutos para a indústria química, como plásticos, polímeros, biodiesel e combustível para aviação."A Gevo não quer comprar usinas no Brasil porque o País já tem excelentes operadores.
Outro investidor é a British Petroleum, uma das maiores empresas de energia do mundo que anunciou nesta quinta-feira que vai investir em biocombustíveis no Brasil. A companhia planeja comprar 50% da Tropical Bio Energia S/A, uma joint-venture entre a usina Santelisa Vale e o Grupo Maeda, que investe em agronegócio e é um dos maiores produtores de algodão do mundo. A Tropical vai construir uma usina com capacidade para produzir 435 milhões de litros de etanol por ano em Edéia (GO).
Com o fechamento do negócio, que deve acontecer até junho, o capital da Tropical será dividido entre BP (50%), Santelisa (25%) e Maeda (25%). Juntas as empresas planejam também construir uma segunda usina de etanol no Brasil. As duas unidades vão exigir um investimento total de 1,66 bilhões de reais. A BP vai pagar 100 milhões de reais pela participação de 50% na Tropical e arcará também com a metade dos investimentos que serão realizados pela empresa.
O etanol é um tesouro brasileiro que deve ser muito bem administrado
Bruno Ferreira CRuzFonte: Portal Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário